0

Mantendo a cor vibrante nas carpas

12/01/2018

 

Para entender um pouco mais sobre como deixar suas carpas mais coloridas, precisamos, antes de tudo, entender o que estimula as cores nelas: carotenóides. Os peixes de uma forma geral, como qualquer outro animal, não conseguem sintetizar (gerar) carotenóides, o que significa que dependem de suplementação para ter sua pigmentação natural, inclusive estimulada. 

 

Dois dos carotenóides mais utilizados nas rações são a Astaxantina (3,3-dihydroxy-4,4-diketo-b,b-carotene) e a Cantaxantina (4,4-diketo-b,b-carotene), extraídos de fontes naturais, ambos possuem custo elevado, como por exemplo, a Astaxantina diluída 3% custa em média US$ 150,00/kg, o que acaba encarecendo o preço das rações de qualidade. Uma alternativa a essa substância é a alga Chlorella vulgaris, que de acordo com um estudo (Gouveia et al. (2003)), apresentou, inclusive, maior eficiência de pigmentação nas variedade Showa, Kawari e Bekko, porém mesmo assim é preferível utilizar rações balanceadas, pois são livres de agentes patógenos e outros tipos de contaminações que algas em natura ou até mesmo desidratadas podem conter, além de possuírem um conjunto de outros elementos e ingredientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo do peixe.

 

Todos os carotenóides são pigmentos lipídicos, vitais para o crescimento saudável, bom metabolismo e reprodução, principalmente dos peixes, e também se transformam em Vitamina A. No caso das carpas koi, que tem essa taxa de transformação bem baixa, é possível ter uma maior pigmentação corporal, sem resultar em quadros de hipervitaminose A, uma doença que pode resultar em escolioses, lordose, erosões de nadadeiras, aumento da mortalidade e fígado amarelado. Mas afinal, qual é uma quantidade aceitável de Vitamina A em rações? Em números, mais do que 2,2.106 UI/Kg (2.200.000 UI/Kg) de Vitamina A na ração (testado em pesquisas com salmonídeos) pode causar uma hipervitaminose, desenvolvendo esses problemas em seus peixes. Por isso, fique sempre atento aos rótulos e na tabela de “Enriquecimento” do produto.

O segundo ponto que interfere em uma coloração mais forte ou não, é a genética. Uma característica interessante das carpas nishikigois é que de acordo com suas estampas e cores, elas são divididas em variedades, em fenótipos únicos, cada um com um nome específico. Eles são criados por determinados genes, que são escolhidos através de cruzamentos selecionados (seleção artificial), por exemplo: o fenótipo vermelho é dado devido a um alelo específico, que manifesta essa cor em determinados lugares e definem a variedade. A questão de definições de variedades através do cruzamento de genes é para um assunto mais aprofundado em biologia, mas o importante é saber que através de cruzamentos de exemplares de genética favorável, é bem provável que você obterá filhotes de carpas com um ótimo padrão e possivelmente bem parecidos com seus pais.

 

Por fim, para garantir carpas em explosão de cor, tudo começa na compra dos exemplares, atente-se a definição das estampas, intensidade de cor que se encontram e principalmente se os peixes são alimentados com rações com carotenóides e Vitamina A. Quando as carpas já estiverem em seu lago, continue oferecendo rações com as características ideais para estímulo da coloração, existem alimentos específicos para o desenvolvimento máximo da cor. Lembre-se que além da genética favorável, só com uma alimentação ideal, seus peixes serão vibrantes.

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

Mantendo a cor vibrante nas carpas

12 Jan 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes

August 24, 2018

August 24, 2018

January 26, 2018

January 26, 2018

January 26, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Cinza Google Places Ícone
CADASTRE-SE NO MAILING E GANHE 5% OFF
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Cinza Google Places Ícone

Te esperamos por aqui.

Rua Pedro Arroyo 800 Ch Flora

Araraquara - São Paulo

14805-316

Visite-nos

© 2018 por Equipe de Comunicação Natural Lagos