0

Carpa Shusui

26/01/2018

 


Conhecidas como Carpa Azul, as Nishikigois da variedade Sushui devem ter a cabeça e a região das costas em um tom azul claro e limpo. Não pode apresentar manchas, nem cor embaçada. Como em todas as carpas da família Doitsu, as escamas deverão formar fileiras perfeitas, principalmente as das costas. Shusui deve possuir uma linha disposta ordenadamente de escamas azul-escuro ao longo da linha dorsal.

 

Todos os critérios e características de Asagi também se aplicam a Shusui exceto que nestas não há padrão de rede, tipo emalhado, mas um azul céu mais intenso. É muito importante que não haja ruptura da linha de balanças espelho na parte de trás da cabeça, ao longo da nadadeira dorsal, e que a linha de escamas seja reta. Mais uma vez, a cabeça "limpa" é muito importante.

 

A Shusui com vermelho quase cobrindo a parte traseira acima da linha lateral é chamada de "Hi Shusui". A Hi Shusui com a adição de escamas espelho azul em ambas as linhas laterais que separam a parte superior e a inferior vermelha é chamada de "Hana Shusui".

 

Uma única linha dividindo-se em uma dupla fileira de escamas azuis claras (em ambos os lados da nadadeira dorsal) é indispensável para a beleza do Shusui. Se essas escamas são cinza ou Sumi a Koi perde valor. Manchas são muitas vezes vistas na parte de trás das carpas, essa característica também determina o valor da Koi.

 

Como em Asagi, a cabeça deve ser preferencialmente nas cores azul, ou branca, ou clara. O nariz, bochechas e articulações da nadadeira são obrigados a ter Hi.

Embora o Hi seja um requisito secundário para Shusui, o Hi brilhante é preferível.

O Hi tende a se espalhar sobre o dorso, mas na maioria dos casos, isso é indesejável. Escamas alinhadas são importantes para a Doitsugoi. Sua beleza é um fator essencial para decidir o valor do Shusui. Grandes escamas podem ser encontradas entre as costas e o abdômen em algumas Shusui, mas estes exemplares são distração. Algumas escamas, muitas vezes em forma de uma moita sobre os ombros, se simétricas, são permitidas.

 

Existem muitas variedades produzidas por cruzamento com as Shusui, tal qual o grupo Hikarimono, como o "Kinsui" e "Ginsui", cruzando-se o resultante do cruzamento da Shusui com Ogon.

 

Diversas sub variedades são encontradas como as: Sanke Shusui, Showa Shusui, Goshiki Shusui, Guinsui e Kinsui.

 

Hana Shusui

É a variedade que apresenta estampas vermelhas entre as escamas das costas e abdômen.

 

Hi Sushui

É a variedade que tem o vermelho do abdômen invadindo a parte superior do corpo, cobrindo totalmente as costas.

 

Ki Shusui

É a variedade na cor amarelo com área azul no dorso.

 

Blue Shusui

É a variedade sem manchas vermelhas (Hi) em todo o corpo, e prevalecendo o tom azul nas escamas.

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque